HOMENAGEM

Esquadrão Gordo celebra 40 anos do primeiro pouso do C-130 Hércules na Antártica

A cerimônia ocorreu na Base Aérea do Galeão (BAGL), no dia 14/09
Publicada em: 27/09/2023 14:46
Imprimir
Fonte: Capitão Aviadora Jeciane
Edição: Agência Força Aérea

O Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo celebrou, no dia 14/09, o 40º aniversário do primeiro pouso da aeronave C-130 Hércules no continente Antártico. A cerimônia ocorreu na Base Aérea do Galeão (BAGL) e contou com a presença do Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), Major-Brigadeiro do Ar José Madureira Júnior, representantes da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) e da Estação de Apoio Antártico no Rio de Janeiro (ESANTAR-RJ), entre outras autoridades.

A cerimônia teve início com o discurso do Comandante do Esquadrão Gordo, Tenente-Coronel Aviador Umile Coelho Rende, que ressaltou a importância histórica da missão Antártica. “Um valoroso legado deixado por todos os nossos ex-integrantes de senso de dever, de cumprimento da missão, independente da complexidade da Operação”, declarou o Oficial.

Na sequência, foram prestadas homenagens à SECIRM, ao PROANTAR e à ESANTAR-RJ, pela contribuição brasileira na Antártica. O Suboficial Aureliano de Araujo Barcellar Neto, pioneiro do primeiro pouso, representou a tripulação e foi especialmente reconhecido. Outros seis ex-tripulantes antárticos também receberam homenagens por sua dedicação e comprometimento com a missão.

Após a entrega das condecorações, foi realizada a exibição do documentário “Hércules de Gelo”, retratando os 40 anos do primeiro pouso da aeronave C-130 na Antártica por meio de relatos dos pioneiros da Marinha e da Aeronáutica, bem como depoimentos de autoridades e tripulantes. O documentário pode ser acessado no Canal do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), no YouTube.

Saiba mais

Durante as últimas quatro décadas, a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1°GT) – Esquadrão Gordo, tem desempenhado um papel vital no apoio ao Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), uma missão que une ciência, exploração e compromisso nacional. Em um marco histórico, no dia 23 de agosto, o Esquadrão Gordo completou 40 anos de operações em apoio ao PROANTAR, um compromisso que evidencia a dedicação do país à pesquisa científica e à preservação do continente antártico.

Leia a matéria e saiba mais: FAB celebra 40 anos de apoio ao Programa Antártico Brasileiro

Fotos: 1º/1º GT – Esquadrão Gordo.